
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, de modo resumido, provoca falta de atenção, dificuldade para manter o foco, agitação, impulsividade, irritabilidade, bem como o agravamento do quadro de baixa autoestima.
Fácil notar, por definição, que os sintomas do TDAH se assemelham àqueles que decorrem da depressão, o que, na minha opnião, recomenda o estudo de uma possível causa comum: inflamação crônica.
Desse modo, creio que o uso de fármocos potentes (metilfenidato, fenetilamina, anfetaminas), especialmente em crianças, à revelia da compreensão da possível relação subjacente entre um sistema digestivo inflamado e uma mente instável configura, no mínimo, ausência de compromisso com a saúde das crianças com TDAH.
No mesmo sentido é a afirmação do Dr. David Perlmutter, segundo o qual “el TDAH no es más que una manifestación de inflamación fuera de control por culpa de detonantes como el gluten y los efectos derivados de un microbioma enfermo”. (Alimenta tu cerebro, 2015, p. 115)
Nesse cenário, penso que, ao invés de administrar metilfenidato para tratar das crianças com TDAH, seria simplesmente extraordinário investir em uma alimentação saudável, rica em proteínas, gorduras saturadas, probióticos e suplementos.
Pensem sobre isso!!
Boa leitura, saúde e prosperidade!!
Deus abençoe!!
